VIVENDO A LOGÍSTICA

HÁ 27 ANOS NASCIA A ASLOG

video355A partir de uma reunião de um grupo de profissionais em 1988, lançada a semente que cresceu numa bela cerimônia foi realizada a Assembléia de Fundação com cerca de 300 participantes (assista aqui a cerimônia da Assembléia). Tive a honra de presidir esta assembléia e a comissão de implantação, culminando com a 1ª eleição de Gilberto Miranda.

A Logística cresceu de importância e hoje a quantidade de profissionais que se dedicam de alguma forma a ela talvez possa ser dimensionada em milhões.

Por isso faço aqui a minha homenagem a esses profissionais como se esta data 06 de Junho fosse o DIA DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA.

J G Vantine


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA DA COPA AMÉRICA CENTENÁRIA

Dia 03 de Junho (hoje), nos estádios americanos começa a Copa da América (desta vez Copa América Centenária). Serão 16 Seleções buscando o título.  No Grupo “A” Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. No Grupo “B” Brasil, Equador, Haiti e Peru. No Grupo “C” México, Uruguai, Jamaica e Venezuela. Por fim, no Grupo “D” Argentina, Chile, Panamá e Bolívia.

A 1ª Edição da Copa América foi realizada em 1916 na Argentina.  Pela 1ª vez co-organizada pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) e pela CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), portanto, pela 1ª vez veremos seleções das duas confederações se enfrentando, em busca o título.

355-IMAGEM1

Os estádios escolhidos levaram em consideração entre outras, a capacidade mínima de 60.000 lugares. Cinco estádios ficam na costa leste e cinco na costa oeste dos Estados Unidos.

355-IMAGEM2

A Argentina não leva o título desde 1993. O Brasil espera apagar a vergonha dos 7×1 na Copa do Mundo. Chile defende o título.

As seleções da CONCACAF é formada pelos Estados Unidos, México, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Haiti e Panamá (esses últimos devidos o desempenho que tiveram na Copa Outro de 2015), são as mais fraquinhas, enquanto que as seleções da CONMEBOL, que tem o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, e Venezuela.

O melhor resultado da Copa das Américas (sem a participação das seleções que compõe o CONCACAF) é o Brasil que já levou 5 títulos. Argentina e Uruguai possuem 2 títulos, enquanto que o Chile possui 1.

A partir de hoje a bola rola e só termina dia 23 de junho.

Olhando o mapa acima vemos que são 10 cidades curiosamente pegando toda a costa leste e a costa oeste dos Estados Unidos, além de Chicago mais ao centro. Imaginemos a alta complexidade do planejamento e da Operação Logistica dos materiais e das pessoas que comporão as 16 seleções. Sem uma perfeita organização Logistica não tem Copa América.

Você vai torcer pra quem? Em sua opinião, quem leva essa Taça Centenária, mande um email informando sua opinião para sandra@vantine.com.br  e divulgarei o vencedor no próximo VANTINEWS após o final do torneio.

 Sandra Barbosa

Vantine Consulting  

IMAGEM