VIVENDO A LOGÍSTICA

A BUSCA DO SISTEMA INTERNACIONAL

Era começo dos anos 80, e já estávamos em busca de conhecimento internacional. Em 1994, uma organização francesa, denominada “IFTIM” e a revista “Manutencion”, hoje denominada “Logistique Magazine”, organizaram uma Feira de Movimentação e Armazenagem em Paris. Organizamos um pequeno grupo, pioneiro, diga-se de passagem, entre outros, com o Maks Behar e Cesar Canozo. Fomos buscar as novidades, e aprendemos muito. Aí tomei contato pela primeira vez com o modelo de “palete padronizado intercambiável”, denominado EUR, e implantado pela SNCF – Empresa Ferroviária Francesa, no início dos anos 50. Foi a semente para criar no futuro, o palete PBR.


Neste mesmo ano de 1984, participei pela primeira vez como conferencista, do COBEM – Congresso Brasileiro de Embalagem, apresentando um tema que já relacionava os elementos de otimização da Logística: SIET – Sistema Integrado de Embalagem de Transporte, cuja tese é sintetizada no diagrama a seguir:

O SIET, plantou os princípios da otimização da relação “Tempo x Espaço”, focando as integrações do “Produto” gerado pelo marketing, com a “Logística”, vizando a melhor ocupação do espaço, e a consequente redução de custo de armazenagem (volume x espaço), movimentação (volume x tempo) e transporte (densidade média aparente).

Sua aplicação no entanto, não foi tão intensa de imediato, pois faltava a “base” de tudo: O Palete à época muito utilizado, porém sem nenhum padrão dimensional, o que só iria acontecer em 1990.


PONTO DE VISTA

DIRETORA DO MAGAZINE LUIZA É ADMINISTRADORA EMERITA EM 2004

A diretora-superintendente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, é a primeira mulher a receber o Prêmio de Administrador Emérito concedido pelo CRA (Conselho Regional de Administração). Criado há 22 anos, com a finalidade de reconhecer o profissional que pelo sucesso, comportamento ético e capacidade de liderança contribuiu para o engrandecimento da profissão de Administrador, o prêmio foi entregue no dia 28, na Bovespa.

Já foram homenageados com esta distinção Silvio Santos, Abílio Diniz, Olavo Setúbal, Antônio Ermírio de Moraes e o ministro Luiz Furlan, entre outros. A , já teve a honra de prestar serviços de Consultoria em Logística para 10 das 20 empresas, cujos gestores foram agraciados com esse importante prêmio! Luiza Helena foi a personalidade mais votada neste ano pelos 85 mil profissionais e empresas registradas no CRA. Sua eleição foi referendada por uma comissão formada por representantes da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Fundação Getúlio Vargas, Fiesp, Sebrae e outras entidades.

O Magazine Luiza é uma das quatro maiores redes de lojas do Brasil, com faturamento anual superior a R$ 920 milhões no ano passado e crescimento de 30% em relação a 2002. Na empresa desde “menina”, Luiza trabalhou em todos os departamentos e funções. Assumiu o comando em 1991 a pedido da tia Luiza Trajano Donato, que fundou a loja em 1957. O Magazine Luiza foi eleita no ano passado a melhor empresa para se trabalhar. Com sede em Franca, interior de São Paulo, conta com 4,3 mil funcionários e 178 lojas em 136 cidades brasileiras.

“Sou uma apaixonada por essa profissão. Quando alguém pergunta se tenho preferência na escolha de uma área, eu digo: De maneira nenhuma. Pode fazer medicina, mas antes o curso de administração”, disse Luiza Helena na premiação.

Ao lembrar das inovações que fizeram do Magazine Luiza um exemplo no varejo, ela ressaltou: “Tivemos coragem de ousar. Fomos um dos pioneiros em algumas ações inovadoras como: quebra de paredes, organograma em rede, participação mensal nos lucros; poder totalmente descentralizado; planejamento estratégico participativo; e criação de lojas virtuais há 12 anos, hoje um marco no setor”.

A se orgulha de ser uma das parceiras desta empresa modelo e se incorpora às justas homenagens feitas à sua gestora, exemplo do crescente poder feminino nas organizações.

IMAGEM