VIVENDO A LOGÍSTICA

O FUTURO ESTÁ NA LOGÍSTICA

O título acima refere-se a um artigo que descrevi e foi publicado no Jornal Estado de São Paulo no dia 21/01/92. Trata-se de uma seqüência de artigos que eu vinha publicando justamente para alertar as empresas por entender que, passada a fase da grande revolução industrial ocorrida entre os anos 70 e 90, provocadas pelo “SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO”, que a logística seria o próximo passo principalmente por coincidir com a grande revolução que estava começando com a globalização comercial.

Observe que 1992 iniciava-se uma nova era para o mundo, enquanto o Brasil ainda vivia os momentos de crise da era Collor.

É muito importante para o planejador antever o futuro, e este tem sido o meu papel ao longo da minha carreira.

Leia o artigo na integra

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA DO NATAL

Estamos vivendo as últimas semanas antes do Natal e certamente o tema que deve estar deixando vocês muito felizes. O ano foi muito bom e as eleições passaram muito bem, a economia não está assim tão ruim e também não é aquela maravilha, então parece que o ano foi bom para maioria das pessoas.

Para nós da Logística sempre falamos do Natal, que significa a mais importante sazonalidade no planejamento e na operação logística. E claro, espero que vocês que são de varejo ou da indústria tenham tido sucesso, dado que normalmente nos temos grandes problemas de abastecimento, principalmente neste ano.Estamos vivendo um momento bastante interessante na importação de produtos da Ásia especialmente os que atingem os alimentos que vem da Europa e do Oriente Médio, tudo isso leva que você tenha claro não necessariamente no dia de Natal.

Anote para que no próximo mês de Janeiro você discuta mais profundamente como é que se administra, como se faz a gestão da sazonalidade, que não acontece só no natal, você tem sazonalidade em várias épocas do ano, em dias específicos do comércio, temos sazonalidade mensal, temos sazonalidade semanal e muitas vezes de algumas cadeias produtivas até mesmo a sazonalidade diária.

Portanto, preste atenção à gestão da sazonalidade não é uma matemática pura nem está ligada diretamente com a estatística de vendas, merece uma atenção muito especial na análise qualitativa da sazonalidade.

J.G. vantine.