VIVENDO A LOGÍSTICA

Dentro do contexto descrito na edição anterior, visando o futuro, e com larga experiência na indústria automobilística em projetos de racionalização operacional, e já desde o começo dos anos 80 estudando a questão do palete na Europa, EUA e Japão, meu papel foi de criar, fomentar e coordenar o trabalho de criação do PBR. Evidentemente usei alguns consultores da minha empresa para também fornecer todo o amparo técnico necessário aos projetos.

Acredito também ter tido um papel importante na criação do sistema de gerenciamento do que seria o futuro“Sistema Nacional de Pool de Paletes”baseado em credenciamento e certificação de fabricantes e um rígido processo de auditoria e controle de qualidade. Isso foi feito através do registro da marca PBR no INPI como propriedade da ABRAS que através de contrato de seção de uso de marca até hoje mantém absoluto controle, deixando a livre competição de mercado, sem o risco de uso incorreto de madeiras.

Um outro papel fundamental foi a criação do CPP – Comitê Permanente de Paletização em 1990, do qual fui e continuo sendo o coordenador, e que é regido por um completo regulamento interno (maiores detalhes podem ser vistos no site www.vantine.com.br.

Acreditei no projeto PBR mesmo sabendo das diferenças de padronização, porque, mais do que nunca, meu papel foi do entusiasta e apaixonado líder.


PONTO DE VISTA

VANTINE NO SCALA

Pelo 5º ano consecutivo, a NANQUIM GR1000 realiza o SCALA (Simpósio De Carga Aérea e Comércio Exterior Latino Americano) na cidade de Campinas – SP. Trata-se do mais importante evento direcionado ao Comércio Exterior e Logística Internacional, composto por uma exposição com mais de 50 stands e a conferência com participação de importantes personalidades como o Sr. Juan Quirós – Presidente da APEX, que proferiu a palestra de abertura, o Sr. Gustavo Schild – diretor geral de logística da INFRAERO, uma participação especial do jornalista econômico Carlos Alberto Sardemberg, e o presidente da NTC & Logística Sr. Geraldo Vianna.

O Jornalista Sardembeg apresentou uma completa visão macro-econômica do Brasil, concluindo por um cenário altamente animador com um detalhe:“Este cenário favorável não é fruto da política econômica do presidente Lula, mas é resultante das circunstâncias internacionais sendo que todos os países em desenvolvimento se encontram sem situação similar, ou seja, o Brasil está aproveitando o vento em popa” (vide integra da apresentação em www.vantine.com.br.

Participei da mesa de trabalhos como moderador da palestra do Sr. Geraldo Vianna e fiz uma transição entre os indicadores macro-econômicos citados pelo jornalista Sardemberg para a realidade do setor de logística e transportes destacando o colapso da infra-estrutura em face deste crescimento, e por outro lado, o possível aumento de custos de transportes em 2005. Dentro deste tema, o presidente da NTC & Logística discorreu sobre a redução dos custos logísticos, procurando enfatizar para que as empresas deixem de considerar apenas o frete, chamando a atenção para outros componentes destacando-se o custo de inventário que no Brasil corresponde a 65 dias de produção. Finalmente para debate nacional, o presidente da NTC colocou que o custo logístico macro no Brasil pode chegar até 20% do PIB.

Geraldo Vianna, o grande líder do setor já tinha cunhado a expressão “Apagão Logístico” e no SCALA afirma o seguinte“É preciso ter a coragem de proclamar que os investimentos programados para a infra-estrutura serão insuficientes para vencer o nosso subdesenvolvimento logístico”.

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