VIVENDO A LOGÍSTICA

ENTREGA URBANA: SOLUÇÃO À VISTA

Nesta edição colocamos uma matéria publicada em Março/93 sobre o tema acima, na Revista Carga e Transporte

O que chama atenção é que estamos em agosto/07 e as soluções continuam cada vez mais distantes.

Matéria Revista Carga e Transporte

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

O IMPACTO DO IMPROVÁVEL

Foi lançado recentemente nos USA um livro com o título “O Cisne Negro – O impacto do altamente improvável” de autoria de Nassim Taleb, filósofo e matemático libanês, cuja carreira foi em operação de alto risco, os derivativos do mercado financeiro. Ele chama de “Cisne Negro” os acontecimentos fora da normalidade e de extremo impacto, ou seja, fatos imprevisíveis que acontecem e mudam a história, ou do mundo, ou das empresas ou das pessoas (Obs.: até o século XVIII, os cientistas acreditavam só haver cisnes brancos, até que foi descoberta a Austrália onde existiam os cisnes negros).

Analisando mais detalhadamente a visão deste autor, conclui-se que usar nosso conhecimento para prever o futuro não passa de uma ilusão, pois o futuro é regido pelo que desconhecemos: O ACASO.

Estamos ainda com o clima de consternação com o acidente da TAM (um cisne negro), e vemos que lamentavelmente as autoridades não estão fazendo o óbvio em situação desta natureza, muito ao contrário em meio até de comportamentos de baixo nível de alguns deles, não se consegue estabelecer uma diretriz única para adequação dos novos fatos.

No nosso mundo da Logística chamo atenção para o fato de que toda mudança da malha área de passageiros trará grandes impactos no transporte de cargas que se utiliza dos porões dessas aeronaves. Desta forma, conclamo autoridades, entidades e empresas em geral para que analisem a profundidade deste impacto de forma que pelo planejamento racional seja o menos possível.

J.G.Vantine