VIVENDO A LOGÍSTICA

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA

Como já historiamos em edições passadas, a origem da Logística nos Estados Unidos deu-se através do Marketing, lá pelos idos dos anos 50. Em meados dos anos 80 se dissociou, no entanto na virada dos anos 90 a Logística empresarial, já fortalecida como ciência volta a se encontrar com o Marketing, desta vez como atividade do mesmo plano de importância no planejamento estratégico da década de 90 que seria caracterizado pela Globalização por isso, dentro de umadireção de pioneirismo que sempre caracterizou a minha atividade promovemos o IV Seminário Internacional Logística de Marketing em São Paulo, em parceria com a IMC Internacional.

Você poderá ver nosso material anexo que tivemos a iniciativa de fazer pela primeira vez com um jovem brasileiro, Walter Zinn que desenvolve e desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos.

Observe bem o conteúdo do seminário, e tenha em mente que ele foi realizado 15 anos atrás.

J.G.Vantine

Clique aqui e veja: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA


 

PONTO DE VISTA

DIVERSIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DOS OPERADORES LOGÍSTICOS

Dias atrás eu me encontrei com um velho amigo Dr. Mario Gorla me lembrei lá dos idos de 1987,quando ele trouxe da Itália para o Brasil e fundou a primeira empresa de Operação Logística, quando nós criamos inclusive essa expressão, Operador Logístico. Essa empresa já é extinta o nome dela BRASILDOCKS,depois de alguns anos ela acabou sendo extinta até pela estratégia que houve na época na virada dos anos 90 pela PIRELI que era uma sócia do Dr. Mario Gorla nessa empresa chamada BRASILDOCKS.

E isso me levou a refletir um pouco sobre e ssa evolução já que estamos em 2006, portanto já quase 20 anos que criou essa categoria de empresa no Brasil. Pra você que é embarcador, gostaria de chamar a atenção, de que a evolução natural tanto em tecnologia, em gerenciamento, em modelos de distribuição, o Operador Logístico tem se transformado em um grande parceiro, um grande aliado, e na medida em que ele é um grande aliado ele pode ser obviamente parceiro do sucesso da sua empresa como embarcador.

Observe que os Operadores Logísticos estão tendendo naturalmente à especialização, não naturalmente ou especificamente especialização por categoria de produto, mas também especialização por cadeia de distribuição ou como queira canais de distribuição. Essaespecialização é muito saudável porque ela permite a melhoria da produtividade na operação de distribuição, além do que permite uma diminuição maior nos custos,porque quando você admite a cadeia de distribuição com produtos de várias origens e várias indústrias, você tem obviamente um custo menor e um nível de serviço maior.

Pense nesse assunto!

J.G. Vantine