VIVENDO A LOGÍSTICA

HÁ DOZE ANOS O PBR COMPLETOU 06 ANOS

Essa parte da história da Logística, segunda a nossa vivência, por si só registra um dos mais importantes momentos da Distribuição Física do Brasil. O Palete PBR completou seis anos em 1996 e o que a matéria anexa publicada na Revista SuperHiper de Julho/96, bastante ilustrativa, deve ser lida principalmente neófitos profissionais.

Revista SuperHiper – Julho/96

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

LOGISTUR – AGÊNCIA DE TURISMO EM LOGÍSTICA

Faz sentido importar matéria-prima pelo Porto de Itajaí para abastecer fábricas no estado de São Paulo?

Faz sentido transportar mercadorias do estado de São Paulo para alguns estados do Centro-Oeste para posterior distribuição no estado de São Paulo?

Faz sentido produzir matéria-prima na Bahia, exportar para Argentina para ser consumido no estado de São Paulo?

Certamente não. Isso para condições técnicas normais de qualquer país, menos no Brasil, país de alta complexidade tributária, diversos incentivos regionais e obviamente com uma tarifação diferenciada do ICMS.

Esse tema me veio em função de novos contatos que temos tido com empresas que se vêem obrigadas (mesmo sendo multinacional) a esse exercício incrível de aumentar o custo logístico para redução total do custo da operação (trade offtupiniquim), e me fez lembrar uma longa e completa matéria publicada na Revista Tecnologística de mais de um ano atrás, de autoria do meu amigo André Salles, que abordou detalhadamente essa matéria e aí acabou ficando registrado o termo “LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA”.

Ainda nesses dias temos visto novamente pela imprensa o velho chavão dos “Políticos Coroados” discursando sobre a necessidade da Reforma Tributária. Mas, não existe nenhuma vontade política nem do Governo Federal, nem do Congresso Nacional e muito menos Governadores e Prefeitos, e assim o tema vai passando por décadas.

Certamente esse editorial não terá nenhuma influência neste status quo, mas de qualquer maneira é sempre bom lembrar a importância desse tema e incluí-lo no “Custo Brasil”. Quem sabe possa surtir algum efeito nas entidades representativas do setor de Logística, dos transportes, das indústrias e do atacado-varejo em geral.

J.G.Vantine

IMAGEM